Orientação vocacional

Saber quem se é. Aceitar-se primeiro. Definir-se. Depois, sim, crescer. Buscar e mover-se em direção aquilo que amplie os limites. Vivenciar e experimentar, e com maturidade construir seu projeto de vida.”
Sem dúvida nenhuma, esse é um dos principais desafios do processo de Orientação Vocacional que se torna mais desafiador ainda quando falamos do público a que se destina: “O Jovem”.
Identificamos a adolescência como um período de tempestades e turbulências. É um período caracterizado por um momento de transição entre o abandono do mundo infantil e aquisição de novos referenciais de um mundo adulto.
Diante dessas dificuldades é comum os jovens chegarem a fase da escolha profissional sentindo-se intranqüilos ou perdidos em relação a qualquer resolução.
Daí, a importância do trabalho em Orientação Vocacional como forma de auxiliá-los nesse processo. A função do psicólogo, é ajudá-los a pensar.
Partimos do princípio que esse processo é participativo e de dentro para fora facilitando o autoconhecimento de quem escolhe. O jovem assume um papel ativo sobre suas escolhas fazendo-se responsável por sua vida. Assim, de forma mais autônoma estará mais preparado para enfrentar os desafios de sua carreira profissional.

QUE BENEFÍCIOS TRARÁ UMA ESCOLHA ACERTADA?

- Um bom desempenho universitário;
- Um profissional consciente de sua missão e satisfeito com ela, o exercício da profissão torna-se não só um meio de ganhar dinheiro, mas sobretudo de obter prazer, elevando assim o nível de qualidade de vida.

Em síntese, viabiliza uma escolha compatível com suas reais necessidades e possibilidades, transformando a arte do viver num exercício lúdico, sem o peso ou suor de uma profissão imposta ou mal escolhida.