Psicoterapia

Pretendo destacar aqui a psicoterapia como poderosa ferramenta autoconhecimento e transformação, isso porque quando se procura uma terapia, a energia psíquica já se mobiliza para a cura.
    A psicoterapia pode se tornar um caminho muito eficaz e rico no processo de cura, embora não seja seu principal objetivo, segundo Jung, em primeiro lugar está um reajuste da atitude psicológica adquirida com a ajuda do terapeuta.
    Para ele a psicoterapia tem quatro etapas: a confissão, o esclarecimento, a educação e a transformação. No primeiro passo: a confissão...


Autoconhecimento

È comum quando temos algum sintoma desagradável, vivenciar apenas seu aspecto negativo, pois este prejudica e muito o nosso cotidiano. Uma dor, um processo inflamatório, uma enfermidade que nos limita, tudo isso é visto por nós como algo que não possui nenhuma finalidade, a não ser a de provocar sofrimento e perturbar nossa atuação no dia-a-dia. A mesma coisa acontece com os sofrimentos psíquicos, os complexos, as neuroses e todos os processos psicológicos que de alguma forma atrapalham a nossa vida...

 

 


A relação mãe e filho

A relação mãe e filho ou do filho ou seu cuidador é fundamental, não só para um desenvolvimento físico saudável, mas também psicológico, estudos mostram que mesmo a reação da mãe e seu estado emocional durante a gravidez influenciam o bebê e ele ainda dentro do ventre materno já reage a esses fatores.
O bebê humano, não necessita só de cuidados básicos no que diz respeito à higiene e nutrição, mas principalmente necessita de acolhimento, proteção, amor e carinho.

A privação desse acolhimento, proteção, amor e carinho, resultam em sérios resultados...